Unhas Sinais de Saúde

Unhas podem dar sinais sobre a saúde do seu corpo

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

Higiene com as Unhas

Cuidados com as unhas

Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos
As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.
Não roa as unhas. O hábito cria um terreno úmido e favorece infecções. Pode favorecer o crescimento irregular da unha.
Evite lixar a parte de cima da unha. Não use sapatos apertados.
Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas. Mudanças na unha podem sinalizar um problema de saúde. Notando alterações, procure um dermatologista.

Lixa de Unhas



Lixa

Lixa de unha confeccionada em madeira e revestida com papel, grãos abrasivos de quartzo e adesivo PVA anti-mofo, com dois tipos de grana, grossa para desbaste e fina para acabamento. Fabricada para uso profissional com maior resistência a pressões, e por ser mais larga possibilita uma maior mobilidade e rapidez no desbaste com maior tempo de utilização.
PRECAUÇÕES AO USO
Para evitar a proliferação de bactérias que causam as micoses de pele e unha aconselhamos trocar a lixa a cada utilização, melhorando sua higiene pessoal e eficácia da lixa. Em salões de beleza nunca permita o uso de lixas usadas, exija sempre uma lixa nova ou leve sua Ultra Lixa.
Validade Produto não perecível

Mantenha seu esmalte escuro por mais tempo!!!

Aprenda a manter os esmaltes escuros por mais tempo nas unhas
Com essas dicas, eles vão permanecer tão impecáveis quanto os transparentes .
O inverno pede unhas escuras: vermelhos, vinhos, uvas e marrons estão em alta. O grande problema é a durabilidade que eles apresentam. Esmaltes escuros parecem se soltar das unhas com muita facilidade, deixando um aspecto feio e descuidado. Se você não agüenta mais unhas descascadas e sem brilho, siga as dicas e deixe suas unhas na moda por mais tempo e sem dores de cabeça.
Atividades em que as unhas permaneçam muito tempo na água, como lavar louça roupa agridem os esmaltes, fazendo com que eles descasquem mais rápido. Evitando o contato com produtos químico nas horas seguintes à manicure, você prorroga o efeito acabei de sair do salão.
Para que o esmalte não descasque muito fácil, também é essencial o uso do extra-brilho. Além de deixar as cores mais reluzentes, ele protege as unhas com uma camada fininha. Com extra-brilho ou base os esmaltes escuros ficam mais protegidos, evitando aquela sensação de estar com esmalte velho na unha afirma a manicure.E pode esquecer a idéia de que mais de uma camada de esmalte na unha ajuda para que ela descasque facilmente. As camadas duplas ou triplas se fixam muito mais na unha do que somente uma: O cuidado deve ser na hora de passar o esmalte escuro, é preciso passar com bastante uniformidade para não criar ondas .
A qualidade do esmalte também interfere muito no tempo que ele permanecerá na sua unha. Preste atenção na marca e veja a que tem maior fixação nas suas unhas, experimentando e, se for o caso, até anotando num caderno quando o esmalte começaa descascar ou perder a cor.
Cuidado em tirar os excessos de esmaltes dos cantos da unha e caprichar nas cutículas ajuda o esmalte a ficar por mais tempo na unha. Conversando com a sua manicure, você pode garantir mais durabilidade e beleza na para as mãos. Mas não se esqueça de, vez ou outra, deixá-las livres de esmaltes. Isso evita os amarelados e o efeito quebradiço.Para saber a hora de tirar o esmalte e não deixar a impressão de desleixo, pense na troca sempre que as unhas apresentarem aqueles descascados nas laterais. Se elas ficaram muito opacas, vale apostar novamente no extra-brilho que deixam uma impressão de unhas feitas na hora.

Como evitar bolinhas no esmalte

Dicas pra quem pinta unha em casa.
Pergunta que não se cala: Como evitar “bolhinhas” no esmalte?
A gente fica hoooras fazendo a unha, com todo o amor e carinho, e quando o esmalte seca, fica cheeeeio de bolhinhas.
Existem várias teorias sobre o surgimento delas. Muitos dizem que é culpa do vento, então por prevenção eu NUNCA faço as unhas perto de um ventilador ou uma janela aberta. Mas eu acredito mesmo que o que ocasiona essas malditas bolhinhas é a temperatura da mão. Mão quente = muitas bolinhas.
Então, como evitá-las? A minha última tentativa deu certo. Depois de tirar o esmalte anterior, eu peguei um pote cheio de água com gelo e botei meus dedinhos lá, fiquei um tempo o qual não sei precisar (fica uns cinco minutos por ai), sei que deu pra sentir a ponta deles gelada. Depois tudo normal, passei base, duas camadas de esmalte, mais uma de base em cima e BINGO! Sem bolinhas!
Outras meninas botam a mão no congelador por um tempo, mas creio que a minha técnica deve ser mais prática e eficiente.
Existe também o famoso gelinho das manicures. Elas congelam uma garrafinha de agua e dão para a cliente ficar segurando com a mão já pintada, técnica que deve ser bem boa também, mas impossível de ser realizada por quem pinta a própria unha, afinal eu ainda só tenho duas mãos, com uma eu pinto, a outra é pintada, falta mão pra segurar a garrafinha.
Tentem e me digam se deu certo!!!!

Precaução ao uso das lixas

PRECAUÇÕES AO USO
Para evitar a proliferação de bactérias que causam as micoses de pele e unha aconselhamos trocar a lixa a cada utilização, melhorando sua higiene pessoal e eficácia da lixa. Em salões de beleza nunca permita o uso de lixas usadas, exija sempre uma lixa nova ou leve sua Ultra Lixa.
Validade Produto não perecível.

Ficha de Anamnese

Ficha de Anamnese Para Manicures


Nome:
End.: Bairro:
Cidade:
Telefone:
Profissão:
Trabalha em ( ) Pé ( ) Sentado ( ) Andando
Destro:
Idade:
Sexo:
Cor:
Diabetes ( )
Hipertensão ( )
Alcoolismo ( )
Tabagismo ( )
Alergia à medicamentos:
Doenças Congênitas:
Doenças Hereditárias:


Extraído do livro senac

Doenças Das Unhas

Doenças das unhas
Onicomicose (micose da unha)
O que é?
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Manifestações clínicas
Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:
Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.













Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.












Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.













Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.














Como evitar?
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:
Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
Evite mexer com a terra sem usar luvas.
Use somente o seu material de manicure.
Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
Tratamento
Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. Casos mais avançados podem necessitar tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento.

As unhas podem ser sinais sobre a sua saúde!!

Unhas podem dar sinais sobre a saúde do seu corpoAo contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo que tem como principal função proteger as pontas dos dedos ou aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

Aprenda a fazer Francesinha

Quem ai gosta de unhas bem feitas, delicadas e com muita personalidade? Bom nós mulheres sabemos que nem sempre é bom ir até o salão simplesmente para fazer as unhas, na verdade os especialistas dizem que não tem coisa melhor do que fazer as próprias unhas.
Sei que pra quem nunca fez pareça uma coisa quase impossível de conseguir, mas vá por mim com algumas tentativas, você acaba ficando craque. Eu acho que todas as mulheres gostam de fazer as unhas, principalmente quando se sabe fazer desenhos e formas bem legais.
Técnica da Francesinha
Bem vamos começar por uma técnica fácil porem muito bonita, a francesinha. Quem nunca quis fazer, mas nunca teve a oportunidade? Agora é só acompanhar as dicas e soltar a imaginação.
Unhas Decoradas - Aprenda a Fazer a Francesinha
.
Para começar faça as unhas, retirando a cutícula e lixando. Deixe as unhas em um tamanho médio, esse é o tamanho ideal para a francesinha ficar mais bonita.
Na ponta das unhas faça um traço de mais ou menos 1 milímetro (com a mão bem firme) com esmalte branco, depois de pintar todas as unhas, limpe os excessos com um palito com algodão umedecido em removedor de esmalte.
Depois dos traços feitos passe uma camada de base incolor, isso ajuda a deixar o trabalho mais bem feito e fixa melhor o esmalte.
Por cima da base, passe uma ou duas camadas do esmalte na cor renda e o extra brilho para deixar o esmalte mais brilhante e que dure mais tempo.
Pronto, suas unhas já estão prontas para qualquer ocasião.
Dicas: Você pode trocar as cores dos traços nas unhas, como por exemplo vermelho ou até mesmo preto.
Alem dos traços você pode fazer mais desenhos nas unhas como flores, corações ou desenhos abstratos.
Basta achar as cores que gosta, soltar a imaginação.

Unhas Encravadas

As unhas encravadas podem ser um problema muito sério se não forem muito bem cuidadas e tratadas.
Normalmente as unhas encravam por causa do uso de sapato apertado, ou então pelo mal corte feito em casa, ou por uma manicure despreparada. Mas existem pessoas que têm tendência a ter unhas encravadas sempre.
Seja qual for o seu problema, aprenda e cuidar melhor dele com estas dicas seguintes:
Sempre que a unha encravar procure um especialista. Podólogos são preparados para cuidar desse problema, e evitam que você sinta dores.
Para as unhas não encravarem, nunca corte elas muito curtas. Deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
Corte as unhas sempre no formato quadrado, e termine lixando com uma lixa de madeira.
Evite o uso de calçados apertados ou que tenham bico fino. Sempre que possível use chinelos ou tênis confortáveis.
Nunca corte os cantinhos das unhas. Apenas lixe-os de maneira que não entrem na pele do dedo.
Nunca retire as cutículas, pois elas são a proteção das unhas contra a entrada de microorganismos que podem causar infecções e micoses.

Deficiências da Unha

Em qualquer momento da vida as unhas podem apresentar deficiências. Veja aqui um tratamento para cada tipo de problema.
Passos
1
Unhas fracas: Se as suas unhas quebram com facilidade e crescem de forma irregular ou muito lentamente, você precisa fortalecê-las.Coloque algumas gotas de limão em um copo de óleo de rícino e deixe as unhas de molho nessa mistura durante 15 minutos.Este tratamento deve ser repetido uma vez por semana.
2
Manchas brancas:Em geral essas manchas se devem a falta de cálcio, estresse ou muito cansaço.O melhor remédio é enriquecer a alimentação com hortaliças e fígado.
3
Unhas ressecadas:Se as suas unhas escamam, dobram e quebram com facilidade, provavelmente elas estão precisando de uma hidratação profunda.Coloque-as de molho todas as noites em azeite morno.Além disso, deixe-as sem esmalte por algum tempo (uma ou duas semanas de descanso serão suficientes).As unhas quebradiças podem ser um indício de falta de ferro.Se você tem tendência a anemia, informe esse sintoma ao seu médico.
4
Unhas onduladas: Se as suas unhas apresentam pequenas ondulações na superfície, você está com falta de cálcio.Aplique sempre uma base de cálcio antes de passar o esmalte, e deixe as unhas de molho uma vez por semana em um recipiente com óleo de amêndoa.

Importante

Para manter as pontas das unhas perfeitamente brancas, limpas e lisas, passe por baixo um cotonete embebido na seguinte solução: uma parte de água oxigenada de 10 volumes e nove partes de água.Depois esfregue cada ponta com um lápis de grafite branco.
O esmalte é um protetor, mas você deve trocá-lo regularmente para as unhas não ficarem manchadas.Deixe as unhas respirarem um pouco entre as trocas.

Como tirar as cutículas corretamente


Veja como você deve tirar a cutícula das unhas e deixar o seu esmalte durar mais tempo. E ainda, a higiene correta para alicates e espátulas.

Esmalte: para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada.

Publicidade
Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar limpar bem o pincel do esmalte ante de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.

Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protectora contra a invasão de micro organismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.

Instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfectados. Se você vai à manicura, verifique se ela desinfecta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.

Efeitos e colorações: Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.

Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas

Design by Blogger Templates